Aumente seu mix de produtos
Receber pessoas, fazer contatos, receber e promover eventos ou celebrar o sucesso de seu clientes são momentos gratificantes de quem está na posição de administrador ou gestor de um coworking. Mas quando a internet vai mal, quando falta café ou quando uma ligação de um cliente importante é perdida, a falta de uma solução de curtíssimo prazo pode gerar grande stress e consequências em relacionamentos pessoais e profissionais.
Assim, dentro de uma boa filosofia de atendimento, gestores de espaço oferecem apenas os serviços para os quais podem dar bom suporte a seus clientes, dentro de uma zona de conforto interessante, mas que muitas vezes falha em um só ponto: poucos produtos. E isso gera pouco lucro e dependência maior do produto principal, a locação de espaço.
O censo do Coworking vem apontando, ano após ano, a importância de produtos agregados e “upsell” para a boa gestão e bom fluxo de caixa dos espaços, com participação no faturamento por volta de 30% nos espaços de maior movimento. Apenas mobiliar, dividir e locar espaços é cada vez menos lucrativo – isso ainda é interessante só em locais onde o m2 (metro quadrado) tem um custo baixo. Em zonas com essas características, o custo de um produto substituto, como uma sala privativa exclusiva, terá valores mais baixos e atrairá seus clientes pelo fator privacidade, o que torna a variedade de produtos e serviços oferecidos ainda mais importante.
Vantagens para seu negócio
A criação de planos de escritório virtual, com uso de endereço comercial e fiscal, pacotes de sala de reunião, linha telefônica e atendimento personalizado é uma opção cada vez mais utilizada pelos administradores. Eles sabem que, com isso, atraem advogados, consultores e outros profissionais autônomos que trabalham em casa ou outras empresas e precisam de um endereço para os cartões de visitas, sites e para receber clientes. Além de ampliar receita, o mix de produtos e o leque de profissões que o espaço pode atender, oferecer planos de endereço comercial aumenta a circulação de pessoas com o uso de sala de reunião. Se um cliente tem o endereço de um coworking em seu cartão de visitas, a chance de que realize suas reuniões neste endereço são muito maiores.
Com o crescimento do mercado e da concorrência, já existem as empresas que dão suporte aos espaços por meio de sistemas de gestão, buscadores, promoção de eventos e, também na parte de atendimento telefônico. Criada a partir da necessidade de clientes e com soluções pensadas especialmente para espaços de coworking, a empresa AlôEmpresa (www.aloempresa.com.br) possibilita que espaços ofereçam e prestem esse serviço a seus clientes, sem a necessidade de contratação de pessoal ou investimento inicial. Neste modelo, o coworking pode funcionar apenas como um revendedor do serviço (com margem de lucro) ou compor planos com mais serviços e aumentar o ticket médio do cliente.
Endereço em cartão de visita, linhas telefônicas e o interesse em realizar reuniões em um lugar fixo trazem, ainda, maior fidelidade e longevidade de seu cliente, pois criam barreiras de saída para a interrupção do serviço ou a mudança para um concorrente. Dessa forma, o cliente passa a ter um valor maior e suas campanhas e vendas passam a ter maior retorno sobre investimento em comunicação e venda efetuada.
Por Daniel Mourão, fundador da 2WORK Escritórios Compartilhados (www.2WORK.com.br) e da AlôEmpresa Sistemas de Atendimento e Secretária Virtual (www.aloempresa.com.br).